Ações garantem conforto térmico e promovem a saúde e segurança dos animais | Foto: Guilherme Sircili / Divulgação
Com o início do período de baixas temperaturas, o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, está realizando um protocolo especializado de manejo e manutenção dos animais silvestres durante o frio.
O protocolo tem como objetivo promover mais conforto térmico em todas as espécies que vivem no espaço e garantir a saúde e segurança dos animais neste período.
Dentre as principais ações estão as readequações dos recintos e locais físicos, para deixar os espaços mais quentes, como a implantação de camas e tocas feitas de feno, que controlam o calor, e as podas de árvores estratégicas para aumentar a incidência dos raios solares, para que os animais regulem suas temperaturas naturalmente.
“Durante o período de baixas temperaturas, precisamos aumentar a exposição dos animais ao sol e a ter barreiras contra os ventos, simulando o que eles teriam em seus habitats. Outra proposta é também promover o conforto térmico em outras espécies, como os peixes, com o aquecimento controlado das águas e as adaptações realizadas para os répteis e aves. Esse é um trabalho extremamente importante realizado pelas nossas equipes técnicas do Bosque e Zoológico”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Mariana Sargento.
Também, estão sendo realizadas reestruturações das dietas alimentares dos animais, com mais carboidratos e gorduras, como explica o zootecnista do Bosque, Alexandre Gouvea. “Durante o inverno, os animais gastam muito mais calorias apenas para manter a temperatura interna do corpo estável. Nossa missão foi formular uma dieta mais robusta e densa em energia, sem perder o equilíbrio nutricional. Além de alimentar, transformamos o trato em um momento de estímulo, como o que realizamos com as aves. Ao esconder frutas e porções de coco seco à tarde, fazemos com que elas se movimentem e fiquem ativas, o que ajuda muito a mantê-las aquecidas e mentalmente estimuladas” ressalta.
Os protocolos aplicados pelas equipes durante o período de baixas temperaturas reforça o compromisso do Bosque e Zoológico com o cuidado dos animais silvestres e a promoção da conservação das espécies.