A destinação correta de resíduos sólidos e o incentivo à sustentabilidade têm sido temas cada vez mais discutidos pelos municípios brasileiros. Iniciativas voltadas à reciclagem e à conscientização ambiental vêm ganhando espaço como alternativas para reduzir impactos ambientais e promover benefícios sociais à população.
Com esse objetivo, o vereador Dr. Acácio Tobias apresentou, durante sessão da Câmara Municipal, requerimento solicitando informações ao Poder Executivo sobre a possibilidade de implantação, em Sertãozinho, de um programa inspirado no projeto “Vale Reciclar – Moeda Verde”. A proposta busca incentivar a coleta seletiva e a reciclagem por meio da troca de materiais recicláveis por benefícios destinados à população.
No documento, o parlamentar destaca que iniciativas semelhantes já vêm sendo desenvolvidas em outras cidades paulistas, promovendo o descarte correto de resíduos como plástico, papel, vidro e alumínio, além de estimular a participação da comunidade em ações ambientais. A medida também poderá contribuir para o fortalecimento da economia circular, ampliação dos índices de reciclagem e valorização do trabalho realizado por cooperativas e profissionais ligados ao setor ambiental.
Dr. Acácio Tobias também aponta que a implantação de um programa com esse formato poderá incentivar práticas sustentáveis entre crianças, jovens e adultos, além de ampliar ações de educação ambiental e inclusão social no município.
“Precisamos incentivar cada vez mais ações que unam preservação ambiental, conscientização da população e benefícios sociais. Projetos como esse podem contribuir para uma cidade mais sustentável e participativa”, destacou o vereador.